quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma delícia...

Risoto de tomate seco
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz italiano para risoto (arborio ou carnaroli)
½ cebola picada
100g de tomate seco, cortado em tiras
½ xícara (chá) de vinho branco, seco
6 xícaras (chá) de caldo de legumes
4 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de queijo parmesão, ralado
folhas de manjericão, a gosto
Modo de preparo:
1. Lave as folhas de manjericão sob água corrente (10 folhas são suficientes). Separe e os ingredientes pedidos na receita. Pique a cebola e corte o tomate seco em tirinhas.
2. Coloque o caldo numa panela e leve ao fogo alto. Assim que ferver abaixe o fogo. Se for usar cubos de caldo coloque apenas dois.
3. Numa panela (grande o suficiente para fazer o risoto), coloque metade da manteiga (duas colheres) e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e misture bem com uma colher de pau, até que fique transparente – cuidado para não deixar queimar.
4. Aumente o fogo, acrescente o arroz à panela e misture bem por 2 minutos – isso serve para formar uma película de gordura nos grãos de arroz.
5. Junte o vinho e misture bem até evaporar.
6. Mantenha a panela com caldo em fogo bem baixo e a do risoto em fogo alto. Acrescente o caldo aos poucos, de concha em concha, mexendo bem entre cada adição com a colher de pau. Ou seja, coloque uma concha, misture bem até secar, junte mais uma concha de caldo e repita o procedimento por cerca de 15 minutos.
7. Verifique o ponto: o risoto estar úmido, cremoso e o arroz al dente, ou seja, durinho por dentro. Porém, se ainda estiver muito cru, acrescente mais uma concha de caldo. Na última adição, não deixe o arroz secar completamente, pois o resultado será um risoto ressecado no prato.
8. Junte o tomate seco e o parmesão e misture bem. Desligue o fogo, junte a manteiga e as folhas de manjericão e tampe sem misturar.
9. Misture bem antes de servir e sirva o quanto antes. Um bom vinho tinto faz um acompanhamento perfeito!

0 comentários:

Postar um comentário